ADES – Mercado da Terra – Feira da Páscoa:

A ADES – Associação Empresarial do Sabugal, promoveu com apoio do CLDS 3 G, em parceria com o Município do Sabugal, colaboração das Associações Núcleo Cultural e Desportivo de Sortelha, Associação Etnográfica de Sortelha e apoio da Junta de Freguesia de Sortelha, de 30 de Março a 1 de Abril numa tenda gigante, uma nova edição do Mercado da Terra – Feira da Páscoa, na Aldeia Histórica de Sortelha.

A ADES – Associação Empresarial do Sabugal, promoveu uma nova Edição do Mercado da Terra – Feira da Páscoa, evento desenvolvido numa tenda colocada no Largo do Corro (Zona Histórica) da Aldeia Histórica de Sortelha.
Este certame teve como principal finalidade a promoção e divulgação de atividades, nomeadamente as que estão associadas ao mundo rural e ao artesanato da região, e contribuiu para a promoção das artes e ofícios do Concelho do Sabugal e da região.
Foram imensos os visitantes e turistas que nesta época visitam Sortelha e que aproveitaram para visitar e adquirir alguns produtos locais e artesanais. Pretendeu-se colocar em destaque as propriedades dos produtos agrícolas e artesanais da nossa região: o sabor, o perfume, o gosto, a cor e a textura, procurando simultaneamente reforçar redes de comercialização.
Em termos de expositores, o Certame contou com a participação de artesãos e de outras atividades que se relacionam com o mundo rural, assim como, os produtores de enchidos, queijos, doces tradicionais, licores, compotas, mel, azeite, entre muitos outros produtos da terra, para além do artesanato e das artes decorativas manuais.
Esta iniciativa foi uma forma de dar a conhecer e promover hábitos e costumes da região, reviver memórias esquecidas ao longo do tempo, num contexto inovador e favorecedor de vivências tradicionais. Foi também um espaço de comunicação entre pessoas detentoras de conhecimentos e práticas relacionadas com a cultura rural, interagindo com gerações mais novas e com populações portadoras de outras culturas e saberes, numa perspectiva educativa e formativa. A Feira proporcionou contatos, encontros, troca de serviços, troca de produtos, compra e venda, movimentando o cenário produtivo local e da região como um todo.
A ADES agradece a todos os parceiros envolvidos, nomeadamente ao Município do Sabugal, à Junta de Freguesia de Sortelha, ao Núcleo Cultural e Desportivo de Sortelha e à Associação Etnográfica de Sortelha.
Seg, 02/04/2018 - 14:59