ADES promoveu sessão de apresentação do Smartfarmer da Beira Interior no dia 10 de maio no Auditório Municipal do Sabugal

No passado dia 10 de maio, a apresentação pública do Smartfarmer da Beira Interior, reuniu um total de 70 participantes no Auditório Municipal do Sabugal, entre produtores agrícolas e consumidores, individuais e coletivos, e ainda presidentes de juntas de freguesia e representantes do município de Sabugal e da Direção Regional de Agricultura do Centro, numa sessão de apresentação e promoção do mercado eletrónico de proximidade SmartFarmer da Beira Interior. A organização da sessão no Sabugal foi coordenada pela Associação Empresarial do Sabugal (ADES) e contou com o apoio da presidência da Câmara Municipal do Sabugal, representada pelo próprio Eng. António dos Santos Robalo, Presidente da referida Câmara Municipal.
SmartFarmer é uma ferramenta electrónica promovida pela OIKOS – Cooperação e Desenvolvimento, Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), portuguesa. Este portal engloba vários Mercados Eletrónicos de Proximidade, regionais, organizados numa lógica de “Circuitos Curtos de Proximidade”. O SmartFarmer da Beira Interior conta com a gestão partilhada da ADES - Associação Empresarial do Sabugal e AAPIM - Associação de Agricultores para Produção Integrada de Frutos de Montanha. Na sessão, estas entidades foram representadas pelo Dr. Daniel Simão e pelo Engenheiro José Marques Assunção, respetivamente.
A apresentação dos objetivos, potencial de serviços e funcionamento geral do SmartFarmer da Beira Interior ficou a cargo do Dr. João José Fernandes, Diretor executivo da OIKOS-Portugal.
No espaço de debate foram auscultadas expectativas quanto ao funcionamento do portal, condições de funcionamento e sustentabilidade do sistema e da exploração das oportunidades que o SmartFarmer Beira Interior viabiliza na promoção dos produtos e hábitos de consumo agroalimentares locais. O programa da sessão integrou ainda dois espaços de trabalho individualizados quer com produtores, quer com consumidores, em particular com os representantes de organizações sociais sem fins lucrativos com serviço de confeção de refeições próprio, tendo os participantes oportunidade de concretizarem o seu registo no mercado eletrónico e testar a sua organização, com o apoio dos técnicos das entidades gestoras do SmartFarmer Beira Interior.
A promoção do SmartFarmer Beira Interior estabelece-se fortemente numa estratégia de proximidade às pessoas enquanto agentes de produção e de consumo coletivo do concelho do Sabugal e responsáveis do poder local, ou outros atores com forte impacto dinamizador das dinâmicas locais, potencializando relações transparentes de agregação entre os mesmos, viabilizando o conhecimento sobre uma ferramenta digital promotora de circuitos curtos agroalimentares.
À equipa do projecto STAI.Bin, que integra 10 investigadores de várias áreas disciplinares das ciências sociais, agrárias e tecnológicas, dos Institutos Politécnicos de Castelo Branco e Guarda e da Associação EcoGerminar e da EAPN - Rede Europeia Contra a Pobreza, coube o contributo para o modelo de organização desta sessão, visando a reflexão sobre os benefícios dos circuitos curtos agroalimentares para produtores e consumidores, com impacto no desenvolvimento local, aos níveis ambiental, económico, social e de governança. Foi dado particular destaque à atividade de recolha de dados que permitem caracterizar as necessidades e expectativas dos produtores e consumidores coletivos sobre as relações de produção, comercialização e consumo de bens agroalimentares, em particular sobre a experiência de utilização do portal SmartFarmer Beira Interior, conseguida mediante processos de observação e recolha de inquéritos. O contacto direto com os participantes decorre da estratégia de trabalho direta e participante junto do público alvo, potencializando o preparar de outros processos de investigação que estão agendados (entrevistas, grupo focal, inquéritos), viabilizando a criação de uma matriz de base tecnológica que, por sua vez, permitirá a avaliação do impacto económico social e ambiental da utilização do SmartFarmer Beira Interior. A criação de evidências científicas sobre as potencialidades do circuito curto SmartFarmer Beira Interior sustentará propostas de melhoria do próprio portal SmartFarmer e sustentarão propostas legislativas que viabilizem relações de produção e consumo mais justas e dignas das pessoas e dos seus territórios, melhorando a sua qualidade de vida numa lógica de desenvolvimento sustentável.
Foi ainda destacado nesta sessão o potencial de produção e a qualidade dos produtos locais, assim como o potencial de desenvolvimento que as entidades da economia social, em particular as Instituições particulares de solidariedade social, representam. As conclusões do primeiro inquérito realizado pelo STAI.Bin, entre Dezembro de Janeiro de 2018 pelo STAI.Bin, apontam para o facto de 144 IPSS dos distritos da Guarda e Castelo Branco, confecionarem aproximadamente 18.000 refeições diárias, sendo sobretudo responsáveis pela alimentação de pessoas de idade maior, utilizadoras das respostas sociais de Serviço de Apoio Domiciliário, Centros de Dia e Estruturas Residenciais para Idosos. Constituindo-se atores sociais de grande significado no sistema alimentar do território.
Idênticas sessões, como as já desenvolvidas nos municípios da Covilhã e do Sabugal, estão agendadas para os concelhos do Fundão, Guarda, Pinhel e Castelo Branco; é peça fundamental viabilizar o acesso à informação de novas propostas que se apresentam como recursos de desenvolvimento sustentável, viabilizando maior colaboração e proximidade entre agentes, mais transparência de processos e de garantia de qualidade dos produtos e serviços, criadoras de novas relações e cadeias de valor entre a produção e o consumo, respeitando e conservando os patrimónios, tradições e identidades culturais, sociais e ambientais da região da Beira Interior.
A ADES – Associação Empresarial do Sabugal, está disponível para apoiar os produtores locais e consumidores coletivos no processo de registo, na plataforma em www.smartfarmer.pt, e também para esclarecimentos sobre todo o processo.

Seg, 14/05/2018 - 11:45