Mercado da Terra Feira de S.João - Sabugal

ADES - MERCADO DA TERRA – FEIRA DE SÃO JOÃO 2017:

Inserida nos​ Festejos de São João 2017, a ADES – Associação Empresarial do Sabugal com apoio do CLDS 3 G organiza de 22 a 25 de Junho, o Mercado da Terra – Feira de São João. O artesanato é hoje reconhecido oficialmente pelas suas potencialidades como motor do desenvolvimento a várias escalas, sendo múltiplos e de grande visibilidade os seus impactos, directos e indirectos. Para além do valor cultural, histórico e patrimonial que lhe é inerente, o artesanato interfere nos tecidos económicos e social, como fonte de rendimento e de emprego e é um factor de ligação das populações com o seu território.

O artesanato ocupa assim um lugar muito especial no âmbito das atividades económicas. Poucos serão os sectores que, ao longo dos anos, têm combinado de forma tão perfeita um potencial económico e de criação de emprego que são reconhecidos com uma vertente cultural e turística sempre presente.

A circunstância de se tratar de uma atividade de elevado valor cultural e de grande significado social, tem sido aproveitada pelas Unidades Produtivas Artesanais como:

  • uma oportunidade de legitimação e reconhecimento social e artístico;
  • uma possibilidade de divulgação e uma oportunidade para promover as suas produções como produtos da região;
  • a hipótese de beneficiar com (e contribuir para) o reforço da capacidade de atracção do território, que significa ao mesmo tempo um alargamento do seu potencial turístico.

Para além dos processos de Certificação de Artesãos em que a Associação está empenhada, pretende também promover e divulgar o Artesanato do Concelho do Sabugal em alguns certames e feiras. Localmente os Mercados da Terra são disso um exemplo.

Prevê-se a participação de cerca de 25 Artesãos/Produtores distribuidos por cerca de 16 Stands. Pretende-se assim, mostrar também o Artesanato e produção local, associando-se este Mercado da Terra aos Festejos de S. João.

É através destas iniciativas que a ADES pretende de uma forma contínua apoiar e incentivar todos os Artesãos do Concelho do Sabugal na divulgação e promoção dos seus trabalhos.

Qui, 01/06/2017 - 17:38
Cartaz S.João