Programa de Valorização do Interior

Governo aprova 1.700 milhões de euros para o Interior

O Conselho de Ministros extraordinário aprovou, 62 medidas do Programa de Valorização do Interior (PVI) que vem reforçar os mecanismos de transferência de serviços públicos para o Interior, incentivos à mobilidade dos funcionários públicos, apoio às empresas e redução nas portagens para mercadorias.

O PVI é um programa de concursos de 1.700 milhões de euros para apoiar o investimento empresarial no Interior, no âmbito da reprogramação do Portugal 2020.

O PVI engloba ainda um programa de captação de investimento no Interior, com a promoção dos territórios de baixa densidade no País e no estrangeiro, e uma linha de crédito de apoio ao investimento das pequenas e médias empresas.

O Governo quer que as empresas fixadas no Interior passem a deduzir à coleta do IRC de até 20% dos salários, mas a medida carece ainda de discussão final com a Comissão Europeia.

No PVI está previsto um regime complementar de redução de portagens para os veículos afetos ao transporte de mercadorias, (da classe 1 até à classe 4), com um acréscimo de desconto para as empresas sediadas no Interior.

Nas 62 medidas do PVI estão também os mecanismos de transferência de serviços públicos para o Interior, e incentivos à mobilidade geográfica de funcionários públicos.

Também há um aumento de vagas nas instituições de Ensino Superior do Interior e a consequente diminuição do número de vagas nas instituições do litoral.

Outras medidas pensadas engloba a mudança, sempre que possível, das estruturas de formação das Forças Armadas e Proteção Civil para o Interior, a criação de novos serviços públicos passarem a ser abertos, em regra, também no Interior ou a localização de polos de Museus Nacionais em cidades do Interior.

Fonte: Beira Baixa TV de 15 de Julho

A ADES – Associação Empresarial do Sabugal, congratula-se com a notícia aguardando-se pelos avisos de candidaturas de apoio às Empresas e disponibilizando-se para colaborar como Entidade Interlocutora das Empresas no apoio à submissão de candidaturas, respetivos Estudos Económico-Financeiros de suporte, e acompanhamento dos Projetos.

ADES

Sex, 09/11/2018 - 17:44