Linha de Apoio à Qualificação da Oferta

Esta Linha de Apoio, é composta por um instrumento financeiro, que advém de uma parceria entre o Turismo de Portugal, e o sistema bancário, com o objetivo de ajudar no financiamento a médio e longo prazo de projetos de investimento de empresas do Turismo que se traduzam na requalificação e reposicionamento de empreendimentos, estabelecimentos e atividades, na criação de empreendimentos, estabelecimentos e atividades implementados nos territórios de baixa densidade, bem como no desenvolvimento de projetos de empreendedorismo.

O montante de financiamento, deste apoio, não pode exceder os 80% do investimento elegível, sendo que a participação do Turismo de Portugal tem um limite de 1,5 milhões de euros por projeto. A estrutura de financiamento é dividida de acordo com a tipologia da empresa. Caso seja PME, 40% é financiada pelo Turismo de Portugal e os restantes 60% pela instituição de crédito. Caso a empresa não seja PME, então o Turismo de Portugal assume 30% do financiamento, e os restantes 70% são assegurados pela instituição de crédito. No entanto, em ambos os casos, a parte da componente do financiamento atribuído pelo Turismo de Portugal pode ser convertida em Apoio Não Reembolsável caso a empresa atinja certas metas ligadas ao volume de negócios e à empregabilidade. O projeto tem como prazos da operação, um máximo de 15 anos (incluindo um período máximo de carência de 4 anos) para PME e um máximo de 10 anos (incluindo um período máximo de carência de 3 anos) para Não PME.

Podem beneficiar deste apoio, empresas turísticas de qualquer dimensão, natureza e sob qualquer forma jurídica que cumpram com as condições de enquadramento.

A presente informação não dispensa a leitura do protocolo, disponível no site do Turismo de Portugal

Para mais informações, contacte com a ADES – Associação Empresarial do Sabugal.

Seg, 18/01/2021 - 17:51