Candidatura Prémio Nacional de Artesanato 2021, Categoria Prémio Promoção para Entidades Privadas

É com bastante orgulho, mas também com a responsabilidade e profissionalismo que nos caracterizam, que informamos que a ADES – Associação Empresarial do Sabugal foi selecionada na categoria de Entidades Privadas como uma das 3 Entidades Finalistas, no “Prémio Nacional de Artesanato 2021” enquanto Entidade Privada que presta apoio aos Artesãos e Produtores Locais, submetida ao IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional.

Na admissibilidade desta candidatura a Associação fundamentou o trabalho prestado em prol das micro e pequenas empresas artesanais, desenvolvido desde há vários anos, em estreita colaboração com o Município do Sabugal, das várias iniciativas de promoção das artes e ofícios artesanais da região, promovendo simultaneamente os produtos endógenos e as atividades mais emblemáticas deste concelho. Assim, este novo reconhecimento para a ADES tem como intuito a continuidade de sustentar este processo com a qualidade e apoio que lhe merece. Prosseguindo a nossa atividade em prol dos artesãos e produtores no desenvolvimento e mostra das suas artes e ofícios.

Para falar em Artesanato, é necessário mencionar as duas áreas de produção existentes, o alimentar e não alimentar, que a título de exemplo vão desde o produtor de mel, doçarias, pão, enchidos, compotas, e demais atividades, à cestaria (bracejo), trabalhos em madeira, tecelagem, entre muitas outras. Estando o concelho do Sabugal inserido numa região em que as atividades e os produtos artesanais são sinónimos de
cultura local, tradição, qualidade e autenticidade, a ADES viu, desde cedo uma necessidade na promoção deste tipo de manifestações. Neste sentido, e visando a promoção e valorização do produto artesanal, a ADES começou pela representação dos artesãos e produtores em várias feiras e certames da especialidade, e prosseguindo com os processos de licenciamento para obtenção da Carta de Artesão e UPA-Unidade Produtiva Artesanal, entre outras formalidades legais necessárias à atividade.

Posteriormente, a ADES operacionalizou a realização de diversos Mercados da Terra e Feiras de Artesanato locais, para proporcionar aos artesãos a possibilidade de exporem as suas atividades e ofícios, que graças à sua habilidade e saber fazer resultam em produtos locais excecionais.

Quando iniciamos este processo há alguns anos, somente existiam 3 artesãos legalizados, todos da área não alimentar, conferindo, a nosso ver, pouca representatividade local, ou seja, eram sempre os mesmos artesãos e produtos que promoviam o Concelho do Sabugal, considerando-se esse facto bastante redutor, num território com um leque tão diversificado de saberes e sabores, com diferentes técnicas de apropriação e manuseamento dos produtos endógenos.

Atualmente a ADES, conta com cerca de 60 Artesãos e produtores locais na sua base de dados, dos quais cerca de 20 encontram-se devidamente legalizados dentro do concelho do Sabugal, tornando-o num dos concelhos da região com maior expressividade. Fator considerado importante no contributo para o desenvolvimento local, fixação de pessoas e criação de riqueza no território, tendo concluído já vários processos de constituição de microempresas (Unidades Produtivas Artesanais), entre outras modalidades de criação e constituição do próprio negócio ou iniciativa.

Para complementar todo o trabalho anteriormente mencionado, a ADES, foi também desenvolvendo e promovendo, ao longos dos anos, a realização de diversos colóquios e sessões de esclarecimento sobre diferentes áreas ligadas ao artesanato, que vão desde as instruções de processos para obtenção do Estatuto de Artesão, licenciamentos, rotulagem dos produtos alimentares, apoios e incentivos, entre outras

ajudas ao exercício da atividade. Tendo para o efeito acolhido no Sabugal várias Entidades como a ASAE/DRAL; Autoridade Tributária e Aduaneira; Instituto da Segurança Social; DRE – Direção Regional de Economia do Centro; DGAV – Direção Geral de Alimentação e Veterinária; CCDRC – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro; CEARTE, assim como outras associações e entidades locais, sempre com o importante contributo do Município de Sabugal, que sem o seu apoio, nada disto seria possível.

Em suma, a ADES constitui-se como uma agente e parceira local empenhada na promoção do seu território e da sua cultura, nomeadamente, através da promoção das artes e ofícios, primando pelo melhor posicionamento dos produtos endógenos deste nosso território.

Qua, 07/12/2022 - 18:11