COVID-19: medidas de apoio às empresas

Neste momento o grau de incerteza é enorme. O impacto económico do COVID-19 variará consoante os setores e em função de diversos fatores. Sendo importante que as empresas estejam preparadas e assegurem liquidez suficiente para os eventuais problemas resultantes desta pandemia.

As previsões económicas de inverno da Comissão Europeia, apresentadas a 13 de fevereiro de 2020, já mencionavam o COVID-19 como um novo fator de risco para a economia europeia. Contudo, tendo em consideração o elevado grau de incerteza nesta fase, é muito difícil prever o impacto do vírus na Europa.

Em Portugal, o Fórum para a Competitividade aponta que poderá haver uma recessão que tira 1% a 2% ao PIB, um aumento do desemprego (a taxa é de cerca 6%) para os 8 a 9% e uma subida do défice para lá dos 3%.

Por outro lado, Mário Centeno durante a declaração conjunta dos Ministros das Finanças e Economia, realizada, reforçou que existem iniciativas nacionais e que serão disponibilizados cerca de 3 mil milhões (informação em atualização) para garantir liquidez às empresas portuguesas.

Descarregue toda a informação compilada pela ADES.

Imagem de: Alissa Eckert, MS; Dan Higgins / Folding@Home
Qua, 18/03/2020 - 16:37