Ecohosting.net Conferência Portugal Auditório Municipal do Sabugal, 5 de junho, 2023

Realizou-se no Auditório Municipal do Sabugal, a 5 de junho de 2023, a Conferência Portuguesa do projeto europeu ecoHosting, por iniciativa da entidade parceria do projeto, a AidLearn, Consultoria em Recursos Humanos, Lda, com o apoio do Município do Sabugal e da ADES - Associação Empresarial do Sabugal.

O evento visou partilhar os resultados alcançados com o projeto ecoHosting, uma iniciativa europeia inovadora no setor do turismo sustentável em zonas rurais, com o objetivo de promover a sustentabilidade e a conservação ambiental.

Na sessão de abertura, as boas-vindas foram expressas por Daniel Simão, Presidente da Associação Empresarial do Sabugal, que realçou a relevância da gestão sustentável dos recursos turísticos na região, dado que o turismo é uma atividade económica fundamental para a geração de riqueza e emprego no concelho.

Depois, Maria Helena Antunes, Sócia-gerente da AidLearn, partilhou a jornada feita pela empresa no campo do turismo sustentável, através da participação em redes de colaboração europeias. Convidou os participantes a acederem ao website da empresa https://www.ecohostingnet.eu/pt/pagina-inicial/ , onde está disponível informação mais detalhada sobre os diferentes projetos europeus realizados no âmbito do turismo, incluindo material formativo gratuito, que poderá ser utilizado de forma a estimular o aperfeiçoamento de saberes e competências no domínio da sustentabilidade em turismo.

De seguida, Dina Ramos partilhou os resultados da sua pesquisa em curso na Universidade de Aveiro, que aborda o turismo em espaços rurais e as suas tendências de evolução. Realçou que o turismo nas comunidades rurais pode ser um fator de preservação do património, como ilustrou com o projeto “Gândara Tour Sensations”, decorrente de um protocolo celebrado entre Vagos, Mira e Cantanhede com a Universidade de Aveiro, e que visou, sobretudo, preservar as memórias da Casa Gandaresa, ou seja, as memórias de um povo que sempre lutou pela sua terra.

A preservação da arquitetura típica do território pode ser um contributo relevante para a sustentabilidade, ajudando a reforçar a valorização do património pelas comunidades locais.

Finalmente, António Silva Pina, em nome do ecoHosting, apresentou a plataforma de aprendizagem do projeto, gratuita e interativa, que integra um conjunto de recursos (auditoria, fórum, curso, vídeos), que pretendem contribuir para a redução do impacto ambiental do turismo em áreas naturais europeias, protegidas ou não, pelo enriquecimento da oferta formativa, sobretudo para dois públicos-alvo: os gestores de alojamento turístico em áreas naturais e os turistas que os visitam. Realçou os vídeos didáticos criados, que visam fomentar o desenvolvimento de comportamento ecológicos a adotar, e disponibilizar informação e conteúdos de formação para atuar como um cidadão ecológico, designadamente por parte de turistas durante a sua estadia em alojamentos situados numa área natural.

A Conferência, após a sessão de perguntas e respostas, que permitiu um diálogo sobre a especificidade do turismo rural no concelho do Sabugal, foi encerrada pelo vereador da Câmara Amadeu Neves, que realçou uma vez mais a relevância da gestão sustentável dos recursos turísticos na região.

Seg, 12/06/2023 - 21:02