Internacionalização via E-Commerce

Está aberto o 2º Aviso de Candidatura à Medida “Internacionalização via E-Commerce” para o ano de 2023, com uma verba total de 12 milhões de euros.

Este concurso tem como foco conceder apoios a projetos individuais de PMEs. Através de Planos Detalhados de E-commerce Internacional, busca-se implementar estratégias de internacionalização digital. Essas estratégias baseiam-se na introdução de tecnologias e processos associados ao mundo digital, eliminando barreiras geográficas e transformando a dinâmica entre negócios e clientes.

Esses projetos devem abranger a criação de lojas online, participação em marketplaces e campanhas de promoção virtual. A medida procura impulsionar a experiência de PMEs já oferecida pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, E.P.E. (AICEP, EPE), nomeadamente através do programa “Exportar Online”, com duas prioridades claras:

i) Capacitar e orientar PMEs novas exportadoras para a internacionalização através de canais digitais;

ii) Apoiar a promoção digital para diversificação de mercados em PMEs com experiência internacional consolidada via canais digitais.

O Aviso é aplicável em todo o território nacional, incluindo regiões autônomas, e abrange empresas PME de qualquer natureza ou forma jurídica são elegíveis. Para se qualificarem, devem obter a Certificação Eletrônica para comprovação do seu estatuto de PME.

A iniciativa prioriza projetos de comercialização de produtos/serviços através de canais digitais, especificamente com presença direta online ou através de marketplaces. A participação requer um Diagnóstico E-commerce, cujo resultado fornecerá orientações para a criação de um Plano detalhado de E-commerce Internacional, fundamentando a candidatura.

O apoio é oferecido como incentivo não reembolsável, com uma taxa de 50%, aplicada às despesas elegíveis. A duração dos projetos é limitada a 12 meses a partir da assinatura do Termo de Aceitação.

A seguinte informação não dispensa a consulta da legislação em vigor.



p { line-height: 115%; text-align: left; orphans: 2; widows: 2; margin-bottom: 0.25cm; direction: ltr; background: transparent }
Sex, 01/09/2023 - 16:25