Programa qipme 2020

ADES está a selecionar empresas para participar no programa qipme 2020.

O Programa QI PME 2020, é gerido pelo CEC/CCIC – Conselho Empresarial do Centro, enquanto Organismo Intermédio, é cofinanciado pelo FSE e enquadra-se na prioridade de Investimento (PI) 8.5 do Eixo III do domínio da Competitividade e Internacionalização do Portugal 2020. Mais especificamente, é desenvolvido na modalidade Projetos Conjuntos do Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização das PME do COMPETE 2020.

1 - Objetivos

Este programa de formação-ação, tem como objetivo intensificar a formação dos empresários e gestores para a reorganização e melhoria das capacidades de gestão. Assim como dos trabalhadores das empresas, apoiada em temáticas associadas à inovação e mudança, através de:

  • Aumento da qualificação específica dos trabalhadores em domínios relevantes para a estratégia de inovação, internacionalização e modernização das empresas;
  • Aumento das capacidades de gestão das empresas para encetar processos de mudança e Inovação;
  • Promoção de ações de dinamização e sensibilização para a mudança e intercâmbio de boas práticas.

Trata-se de uma metodologia que implica a mobilização em alternância das vertentes de formação (em sala) e de consultoria (on the job) e, como tal, permite atuar a dois níveis:

Ao nível dos formandos: procura desenvolver competências nas diferentes áreas de gestão, dando resposta às necessidades de formação existentes;

Ao nível da empresa: procura aumentar a produtividade, a capacidade competitiva e a introdução de processos de mudança/inovação nas empresas.

2 – Empresas Destinatárias

São beneficiárias as micro, pequenas e médias empresas obrigatoriamente localizadas na região NUT II Centro abrangidas nas seguintes CAE:

  • Da seção A à Seção J com exceção das divisões 01,53,60 e 61 e da subclasse 10130;
  • Da seção L à seção S com exceção das divisões 70,75,77,78,80,81,86,90,91,93,94 e95.

Empresas que participaram em anteriores edições são elegíveis desde que se verifique o cumprimento de regra de auxílios de minimis.

3 – Vantagens

Elaboração de um diagnóstico e plano de ação;

  • Apoio na execução do plano de ação focado nas 3 áreas Temáticas a seguir descritas;
  • Consultoria individualizada na empresa, independentemente da dimensão da empresa;
  • Formação à medida para gestores e colaboradores que poderá ser realizada na empresa (intraempresa), no caso de Pequenas e Médias empresas. Para as Microempresas, a formação funcionará exclusivamente em regime interempresas, com uma média de 3 formados por empresa. O programa que tem, entre outros objetivos, modernizar os modelos de negócio, a organização e as práticas de gestão das empresas destes setores de atividade visando aumentar a capacidade das empresas, promovendo a sua reorganização, inovação e qualificação dos recursos humanos.

As candidaturas, já a decorrer, terminam a 13 de maio, e incidem nas regiões NUTS II Norte, Centro e Alentejo. O Programa de Formação – Ação ‘Melhor Turismo 2020’ é cofinanciado a 90% pelo Fundo Social Europeu e enquadra-se no Eixo III – Promoção da Sustentabilidade e da Qualidade do Emprego, na modalidade de Projetos Conjuntos, do Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização das PME, do COMPETE 2020. A ADES – Associação Empresarial do Sabugal assegurará os 10% restantes como forma de apoio às PME`s suas associadas, como forma de incentivo e apoio ao desenvolvimento das PME`s e em prol do desenvolvimento das PME`s de Comércio e Serviços da região.

DESTA FORMA E PORQUE CONSIDERAMOS ESTE TIPO DE FORMAÇÃO-AÇÃO UMA MAIS VALIA PARA AS PME`S BENEFICIÁRIAS, CONVIDAMOS DESDE JÁ AS EMPRESAS DO SETOR A CONTATAREM COM A ADES, POR FORMA A PODEREM CANDIDATAR-SE A ESTE TIPO DE APOIOS AO NIVEL DA CAPACITAÇÃO EM DIVERSAS TEMÁTICAS DE ACORDO COM AS NECESSIDADES DAS PME`S. NÃO PERCA A ULTIMA OPORTUNIDADE DE OBTER FORMAÇÃO E CONSULTADORIA INDIVIDUALIZADA NA SEDE DA PRÓPRIA PME, NESTE QUADRO COMUNITÁRIO. AGUARDAMOS PELA VOSSA MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE NA ADESÃO AO PROJETO.

Qui, 02/05/2019 - 10:38