«Programa Trajetos» para jovens NEET com foco no trabalho, estudo e formação

O Governo lançou o Programa Trajetos, destinado a apoiar jovens dos 18 aos 29 anos que não se encontram a trabalhar, a estudar ou em formação, habitualmente designados jovens NEET,

O programa do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), cuja portaria foi esta sexta-feira publicada em ‘Diário da República’, tem duas vertentes.

Uma destas, designada ‘Empreende Já’, é dirigida a jovens com o 12º ano e pretende apoiar empreendedores na criação de empresas e autoemprego. Na fase 1, o empreendedor tem direito a uma bolsa mensal de 600 euros durante 4 meses, a formação até ao máximo de 375 horas, e a tutoria de 30 horas, para desenvolver um plano de negócio. Cabe ao IPDJ aprovar as candidaturas à fase 1, tendo em conta a inovação, o potencial de empregabilidade, outros critérios, e do orçamento disponível. A fase 2, com duração máxima de 21 meses, prevê a constituição de uma empresa e criação de postos de trabalho para os empreendedores (pode ser em equipa). É atribuído um apoio entre 12 000 e 14 400 euros por empreendedor. As candidaturas começam em setembro.

A medida “Afirma-te Já” apoiará projetos promovidos pelo terceiro setor, reconhecendo que o trabalho desenvolvido por profissionais de juventude é essencial para a construção de pontes entre os jovens em situação de vulnerabilidade, afastados do sistema, e os serviços públicos de emprego, educação e formação. Maior acessibilidade e mais inclusão é a base desta medida, cujas candidaturas deverão arrancar até maio.

A presente informação não dispensa a consulta da legislação aplicavel.
Ter, 22/02/2022 - 21:18