Workshop “Desenvolva o Perfil de Empreendedor”

No passado dia 17 de novembro, a ADES – Associação Empresarial do Sabugal, em parceria com a JADRC – Jovens Associados para o Desenvolvimento Regional do Centro, e contando com o apoio do Município do Sabugal, promoveu o Workshop “Desenvolva o Perfil de Empreendedor”.

Neste workshop estiveram ainda presentes;

O Centro de Emprego e Formação Profissional da Guarda /IEFP, representado pela Sra. Diretora Anabela Rocha e Diretora Adjunta Dra. Maria de Lurdes Monteiro e pelo coordenador do emprego e formação Eng.º Telmo Monteiro, que abordaram e desenvolveram informação sobre um conjunto de incentivos e apoios ao empreendedorismo e à contratação que se encontram em vigor atualmente, nomeadamente, os programas, Empreende XXI, Emprego Interior Mais, Estágios Ativar e Emprego + Digital, todos eles dinamizados pelo IEFP (mais informação em: https://www.iefp.pt/).

No âmbito do programa Estrela Digital apresentado por Dra. Ana Capelo e Dr. Rui Sousa, coordenadores do projeto Estrela Digital (https://estrela.digital/), foi informada e suscitada à assistência, o interesse para o objetivo do incentivo ao empreendedorismo criativo na região da Serra da Estrela, nomeadamente através de um concurso de ideias e apoios para os nómadas digitais, numa perspetiva de desenvolvimento de ecossistemas de empreendedorismo e inovação nos territórios de interior.

O Dr. Tiago Nascimento, como representante da C4G Consulting, apresentou o programa Erasmus for Young Entrepeneurs dirigido a empresários e empreendedores emergentes, que permite uma aproximação e vivencia das práticas de empreendedorismo e inovação com empresários e empresas no estrangeiro e ainda no acolhimento de estágios numa perspetiva de enriquecimento mutuo dos participantes (mais informação em: https://www.erasmus-entrepreneurs.eu/).

A ADES enquanto Associação Empresarial, com natural vocação e responsabilidade na área do emprego e formação, não é alheia a todas as variáveis que contribuem para a desertificação e abandono do Interior, tem por isso desenvolvido e focado a sua atividade em diferentes eixos de promoção das empresas já residentes e de novas empresas e de fixação de trabalhadores no nosso território, contribuindo para a capacitação e desenvolvimento do tecido produtivo nas diferentes áreas.

O principal objetivo deste evento foi desenvolver e assessorar jovens e empreendedores do território, com informação e apoios sobre os diversos meios a que se podem candidatar e nos quais se alicerçam para desenvolver as suas ideias empreendedoras.

Com uma plateia de aproximadamente 60 pessoas, incluindo muitos jovens potenciais empreendedores e empresários locais, a ADES considera que este tipo de eventos tem resultado sempre um feedback bastante positivo, uma vez que permitem num curto espaço de tempo e de forma didática e apoiada, a transmissão de informação relevante que permite capacitar jovens e empreendedores locais com ferramentas para o desenvolvimento e implementação das suas ideias empreendedoras.

Nesse sentido, no desempenho da sua função, o apoio ao desenvolvimento do concelho do Sabugal, a ADES irá continuar a promover este tipo de ações no futuro, incidindo sobre estas e outras temáticas que se julguem pertinentes e que decerto contribuíram para uma capacitação e um aumento de competências dos destinatários.

p { line-height: 115%; text-align: left; orphans: 2; widows: 2; margin-bottom: 0.25cm; direction: ltr; background: transparent }a:link { color: #0563c1; text-decoration: underline }

Ter, 22/11/2022 - 15:00